quarta-feira, 4 de maio de 2011

PROPOSTA APROFUNDAMENTO


APROFUNDAMENTO: 05/05/2011 - PROPOSTA DE REDAÇÃO: TEXTO PUBLICITÁRIO

Você foi contratado(a) por uma ONG (Organização Não Governamental), que atua no combate à fome no Brasil e/ou no mundo, para escrever o texto de uma campanha publicitária. O objetivo maior dessa campanha é convencer a sociedade e os governos a desperdiçar menos e a doar mais (alimentos, recursos) à população de baixa renda.
Ao desenvolver o tema, não se esqueça de apresentar argumentos (dados, fatos) para fundamentar seu ponto de vista e de articulá-los por meio dos conectores adequados, de modo a construir um texto consistente, coeso e coerente. Lembre-se, também, de que a situação de produção requer o uso da norma culta da língua portuguesa escrita e de que o gênero solicitado (texto publicitário) apresenta determinadas características que devem ser respeitadas. Observe, finalmente, que se trata de elaborar o texto verbal, o que exclui qualquer forma de linguagem não-verbal (desenhos, símbolos etc).
Organize o seu texto para que ele apresente, no mínimo, 20 (vinte) e, no máximo, 30 (trinta) linhas completas, considerando-se letra de tamanho regular.

PAINEL DE LEITURA

Leia os textos que seguem, com atenção. Eles trazem subsídios (dados, informações) importantes para sua redação. Naturalmente, você também poderá recorrer ao seu “conhecimento de mundo” para abordar o tema proposto.

Texto 1

VOCÊ DESPERDIÇA COMIDA?
O Brasil é o país do desperdício. Por ano, são desperdiçados cerca de R$ 12 bilhões em alimentos. É muito dinheiro. Parte desse prejuízo é causado por deficiências na colheita, no transporte e na distribuição da safra. Mas outra grande parte é causada pelo mau aproveitamento dos alimentos que chegam à cozinha.
Fonte: Almanaque Fantástico, nov. 2005.

Texto 2

A fome aflige milhões no mundo
Em pleno século XXI, a fome ainda é um flagelo para 13% da humanidade. No mundo, mais de 800 milhões de pessoas não consomem diariamente alimentos com a quantidade mínima de energia recomendada para manter o organismo e desempenhar atividades cotidianas. Mais de 95% dessa população mora nos países pobres e em desenvolvimento, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). A subnutrição mata 25 mil pessoas por dia no planeta. Esse drama, no entanto, não é causado pela falta de alimentos. A produção mundial de alimentos é suficiente para abastecer toda a população do globo. Desde o início do século XX, a produção agropecuária triplicou. Hoje ela permitiria o consumo médio diário por pessoa de quase dois quilos de alimentos, ou 3,5 mil calorias, quantidade maior que as 2,5 mil calorias ao dia recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Fonte: Atualidades Vestibular 2005.

Texto 3

“Vamos criar condições para que todas as pessoas no nosso país possam comer decentemente três vezes ao dia, todos os dias, sem precisar de doações de ninguém. O Brasil não pode mais continuar convivendo com tanta desigualdade. Precisamos vencer a fome, a miséria, a exclusão social. Nossa guerra não é para matar ninguém, é para salvar vidas.”
Trecho do discurso oficial de Luís Inácio Lula da Silva como presidente eleito (28/10/02).


Nenhum comentário:

Postar um comentário